A história da
Valor da Roça

A Associação Valor da Roça foi criada em 2013 e é composta por agricultores familiares do município de Biguaçu, SC que produzem alimentos e carvão vegetal no sistema de roça de toco ou em sistemas agroflorestais.

Esse modo de produzir adotado pelos associados é uma forma muito tradicional de uso da terra que existe há centenas de anos. Embora existam muitos trabalhos científicos que demonstram os benefícios sociais e ambientais dessa prática, a legislação não é clara a seu respeito. Por isso, era considerada ilegal. A Associação é resultado da união desses agricultores para melhorar a sua qualidade de vida e buscar formas de regularizar sua atividade.

Após 4 anos de convívio e reuniões com apoio de projetos de pesquisa participativa vinculados a instituições públicas, os agricultores perceberam que, para valorizar os produtos e o sistema de produção diferenciado que realizam, eram necessárias marcas e embalagens. Para que fosse viável economicamente, era necessário que esse processo fosse coletivo. E para fazer a gestão dessas marcas e embalagens coletivas era preciso formalizar o grupo, fato que se deu com a consolidação, em 2013, da Associação, de seu Estatuto Social e do Caderno de Normas que rege o uso das marcas e embalagens que são de propriedade da Associação Valor da Roça.

O começo | 2007

Primeiro trabalho de pesquisa apontou os problemas e o potencial da roça de toco.

Os projetos | 2009

Início de uma série de projetos de pesquisa participativa que promoveram reuniões com agricultores e sua aproximação a órgãos públicos de extensão, pesquisa e ambientais. Pesquisas para legalizar a produção do grupo.

Regularizações | 2011

Regularização fundiária, fiscal e ambiental de um grupo de agricultores com apoio dos projetos.

A marca | 2012

No âmbito desses projetos, deu-se início a discussões específicas para construir marcas e embalagens para os produtos da roça de toco.

Formação da Associação| 2013

Após mais de 70 reuniões entre agricultores e técnicos, foi fundada a Associação Valor da Roça no dia 26 de julho de 2013. A criação aconteceu por meio de planejamento participativo.

Embalagens | 2013

Após reuniões, foram desenvolvidas embalagens para a Associação, apresentando ao consumidor o potencial dos produtos.

Prêmio BNDES | 2018

Conquista do Prêmio sobre boas práticas em sistemas agrícolas tradicionais, concedido pelo BNDES, FAO  e Embrapa.

Convênio IMA/SC | 2018

Realização de convênio com IMA/SC – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina para elaboração de normativas adequadas à roça de toco.